A Linha Sul, que está sendo
concluída pelo Metrofor, irá ligar Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de
extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km
em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez
composições de 80 metros, cada. Estão sendo finalizadas 18 novas estações:
Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio
Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto
Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel
Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São
Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva (antiga João Felipe).
Além dessas 18 estações, o
Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de
obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam
previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de
Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações
foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga
Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
A obra está recebendo um
investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais
para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil
passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
A implantação do metrô de Fortaleza é
considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô
solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu
trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de
qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de
governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.
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