sexta-feira, 16 de março de 2012

Você dormiu bem?



Bom dia, caro leitor!
Hoje dia 16 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono. Dormir bem é algo tão importante que a Organização Mundial de Saúde criou o Dia Mundial do Sono. A equipe do Laboratório do Sono da Disciplina de Pneumologia do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) realizará nessa data um ato de conscientização, com distribuição de folhetos educativos e orientação dos médicos à população paulista, e, sinceramente,  dormir é bom demais! Mas, quem como eu dorme pouco, tem mais é que ficar atento, procurar saber mais sobre o ato de dormir. Veja  só: Seja por causa do trabalho, do estudo ou da balada, ou por motivo de doenças e  distúrbios, como a apneia do sono, o fato é que milhões de pessoas não dormem o quanto deveriam e, pior ainda, nem têm a qualidade de sono que necessitam para recarregar as baterias da saúde. O Laboratório do Sono é uma das referências mundiais em estudos sobre o impacto dos distúrbios do sono sobre o sistema cardiovascular e, sim, eles concluem que a má qualidade das horas dormidas é um fator de risco importante para doenças do coração, cérebro e sistema vascular como um todo.
Estudo feito pelo Laboratório do Sono em colaboração com o Grupo de Hipertensão do Incor constatou que apenas cinco noites de privação de sono (com uma média de 4 horas e meia por noite) já são suficientes para, além de afetar o humor e disposição em geral, aumentar a atividade simpática, prejudicar o funcionamento dos vasos sanguíneos e, de modo geral, alterar a saúde cardíaca. Segundo o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, pneumologista e diretor do Laboratório, os jovens são as principais vítimas da privação de sono, uma vez que a divisão entre trabalho, estudo e lazer não deixa muito espaço para o descanso.
Atualmente, a medicina já identificou 80 distúrbios do sono, entre os quais se destacam aqueles relacionados à quantidade e à qualidade do repouso. Dois desses distúrbios merecem especial atenção: a apneia obstrutiva do sono e a privação do sono, males que acometem a sociedade moderna de modo bastante notável.
Portanto, viva o sono! Se você tiver algum problema com seu sono, procure o Centro de Estudos do Sono, sob a responsabilidade do Dr Oziel de Souza Lima Filho, aqui em Fortaleza. O Centro de Estudos realiza exames para tratamento de distúrbios do sono. Fica na Carolina Sucupira 1151, por trás do Hospital Batista. Tel: 85-32611887.
A propósito, meu neto Ivo Luiz, curte dormir. Ele nasceu hoje, aproveito para desejar toda felicidade do mundo para ele, e, bons sonhos, saúde, fortuna e sorte!Longa vida, com boas noites de sono!
Fonte: ICOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário