sábado, 7 de janeiro de 2012

Exemplo para ser seguido


     A Federação Espanhola de Hotelaria (FEHR) e a Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo (FEPET) decidiram criaram um concurso para escolha da Capital Espanhola da Gastronomia, dentre as que mais tiveram destaque na promoção da gastronomia como destino turístico. De acordo com o José Maria Rubio y Mariano Palcín, presidentes das instituições promotoras, “hoje além do turismo de sol e mar e de visitar monumentos, o turista encontra na gastronomia uma das principais razões para visitar a Espanha. E há uma significante melhora na qualidade na oferta e os serviços”.
    Os promotores desta iniciativa ainda afirmam que, “ queremos que se consolide a excepcional oferta gastronômica espanhola que hoje é admirada em todo mundo”. A intenção é que a cada ano a Capital da Gastronomia se converta em “um cenário onde se desenvolva um programa de eventos gastronômicos e enológicos, agregando valores aos seus restaurantes, bodegas, sua cultura culinária, seus mercados, suas feiras agroalimentícias, nas rotas eno-gastronômicas muito comuns no pais. De acordo com os organizadores, dos 59,2 milhões de turista que visitaram o país no ano passado, cinco milhões fizeram tours exclusivamente para realizar alguma atividade gastronômica.

    Um exemplo que sinaliza a possibilidade de alguns destinos em outros países poderem trabalhar este nicho de atratividade. No Brasil, um país de um caldeirão gastronômico rico e variado, certamente poderá seguir este exemplo, e, acredito eu que será uma boa maneira de valorizar nossa cultura gastronômica.  Aqui por exemplo, os turistas se deliciam com a peixada, o pargo frito, a paçoca de carne de sol, a rapadura, a cachaça, o baião de dois em meio aos roteiros de sol e mar. E é dai, que se fortalecerá os roteiros de serra e sertão, pois a comida do sertão é boa demais!  Já antevejo novos tempos, novos significados nos pacotes ao Ceará! Estas ideias sim devem ser seguidas, e, adaptadas para nossa realidade, mas, acima de qualquer coisa, é necessário  uma melhor formação, qualificação para os que atendem aos turistas!


paella
    A paella, prato típico da província de Valência, tornou-se talvez o prato mais típico da gastronomia espanhola. Este prato recebe o nome do utensílio em que é feita, como paella é tão conhecido na área para uma espécie de panela de velocidade, sem a cauda e duas alças. Podemos dizer que existem tantos tipos de paella, como cozinheiras que preparam, legumes, carne, marisco, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário