quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Homenagem aos nossos mortos

Hoje é dia 2 de novembro, Dia dos Mortos, dia de Finados, dia Santo, Feriado Nacional e Internacional em diversos países.
ORIGEM:
 No século II, os cristãos rezavam pelos seus mortos, visitando os túmulos para rezar e, no século V, a Igreja já dedicava um dia do ano para rezar por todos os defuntos que não eram lembrados.
Então, desde o século XI, a Igreja Católica obrigou as comunidades a dedicarem um dia aos mortos e dois anos depois foi estabelecido que o dia a ser comemorado seria 2 de novembro.

De acordo com JA, em Angola, "para cumprir com o ritual, muitas famílias afluem aos cemitérios, onde enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e rezam em memória daqueles que deixaram o mundo dos vivos. Porém, em alguns lugares como o México, os mortos são homenageados com grandes festas, o que faz com que o país receba visitas de turistas de todo o mundo. A religião protestante não reconhece o feriado de finados como uma celebração, uma vez que alegam que a data não está presente na Bíblia. Consequentemente, não têm motivos para comemorar."
Mas, independente de religião, devemos reverenciar os nossos entes mortos, aqueles que nos deixaram seus exemplos, suas experiências, suas lembranças queridas.
Ano passado, nesse dia, estava eu em Crato, vivia em frente ao Cemitério Municipal. Hoje, estou cá na capital, mesmo assim, farei festa aos meus queridos mortos! E principalmente, lembranças boas, pois é assim que penso ao venerar meus queridos que já se foram.
Mas, voltando ao México, a cultura é muito interessante: segundo a jornalista Adília Belloti:
"Os mexicanos brincam com a morte e transformam todos os símbolos tradicionalmente associados com ela em motivo de riso e diversão. Começando com a comida. De todas as iguarias que são preparadas especialmente para a ocasião, a mais apreciada são pequenas caveiras sorridentes feitas de açúcar ou de chocolate, decoradas com lantejoulas e marcadas com o nome dos parentes falecidos de cada família. Aliás, as caveiras estão por toda a parte, exibindo seus enormes sorrisos e sombreros enfeitados com flores e plumas." Penso então: Eles estão certos, devemos homenagear com festas, alegrias, pois sabemos que independente de religião, todos nós sabemos que existe algum lugar em que os nossos mortos estão, e cabe a nós, lembrá-los e homenageá-los, chorar não, agora não precisamos mais disso.
Desejo a todos um bom dia dos Finados ou dos Mortos, e, lembre! A lembrança de um ente querido que se foi, para mim, é a melhor homenagem que podemos fazer a ele. Guardar em nossa mente e em nossos corações, momentos que será eternos, até que a morte nos faça encontrá-los ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário