segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Retornando ao blog com novidades

Após um pequeno intervalo, eis-me de volta! Mas, com algumas novidades: A primeira é que nosso blog foi atacado por malwares, e graças a dedicação e a competência de nosso colaborador e web designer Loi, aluno do terceiro ano de informática da EEEPPaulo Petrola, conseguimos nos livrar desses impertinentes bandidinhos, que infelizmente temos que conviver no meio virtual. Enfim, graças a Deus, reassumimos o nosso espaço.
Mas, temos outra novidade: Vem aí a III Mostra de Turismo da EEEP Paulo Petrola. A galera das 3 turmas de Turismo está trabalhando para este evento que acontece dias 8 e 9 próximos, cujo o tema será a cultura cearense.
Com uma programação criada pelos alunos, teremos:
Palestras e exposição sobre o Ceará e sua cultura.
Daremos mais detalhes em um post especial que estamos a preparar.
Mas, eis a outra novidade: Está no ar, um novo blog, desta feita, voltado para agregar conhecimentos sobre um bairro que curto demais: O Benfica. Um polo cultural que contém inúmeros equipamentos, e, traz em sua trajetória histórica importantes acontecimentos,e, claro, ainda é possível vivenciar uma arquitetura formidável. Sem contar o Campus do Benfica da Universidade do Ceará-UFC, os bares, o Shoping, restaurantes, livrarias,etc...  Alguns alunos da faculdade de Arquitetura da UFC , são os responsáveis por este blog. Aproveite, dê uma passadinha por lá, caro leitor; www.benficacultural.blogspot.com
Boa semana a todos e até breve!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dia do Hoteleiro

Um pouco distante do blog, devido a uma série de compromissos profissionais, mas, estou aqui de volta para uma grande homenagem aos colegas da hotelaria; pois hoje é dia de festa para eles. Dia do Hoteleiro, comemorado hoje. Minha vida profissional começou em hotel, e, sei o quanto é importante aprimorar-se a cada dia que passa para o bem receber. Esta data teve origem em 1936, com a fundação da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira-ABIH, num encontro que marcou o início de uma nova etapa na hotelaria brasileira, o I Congresso Nacional dos Hoteleiros,  nos salões do Hotel dos Estrangeiros, na Praça José de Alencar no Rio de Janeiro.
Meus parabéns, minha homenagem sincera e que a cada dia os hoteleiros do Ceará e do Brasil se aprimorem, se qualifiquem, pois a eles são dadas as mais responsáveis funções na hospitalidade, e precisamos nos qualificar sempre!
Parabéns, jovens e atuais hoteleiros!
Como diz um amigo querido, como "dinossaura" na hotelaria sei o quanto é importante exercer a função de hoteleiro em tempos atuais...é preciso uma sinergia constante entre hoteleiros, colaboradores e fornecedores para um melhor atendimento! Que haja vários cursos, que haja entusiasmo, que haja incentivos e melhorias para a classe que é uma das mais nobres no segmento turístico em nosso país. 








 Fonte: Datas e Festas, do Marcelo Duarte

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Homenagem aos nossos mortos

Hoje é dia 2 de novembro, Dia dos Mortos, dia de Finados, dia Santo, Feriado Nacional e Internacional em diversos países.
ORIGEM:
 No século II, os cristãos rezavam pelos seus mortos, visitando os túmulos para rezar e, no século V, a Igreja já dedicava um dia do ano para rezar por todos os defuntos que não eram lembrados.
Então, desde o século XI, a Igreja Católica obrigou as comunidades a dedicarem um dia aos mortos e dois anos depois foi estabelecido que o dia a ser comemorado seria 2 de novembro.

De acordo com JA, em Angola, "para cumprir com o ritual, muitas famílias afluem aos cemitérios, onde enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e rezam em memória daqueles que deixaram o mundo dos vivos. Porém, em alguns lugares como o México, os mortos são homenageados com grandes festas, o que faz com que o país receba visitas de turistas de todo o mundo. A religião protestante não reconhece o feriado de finados como uma celebração, uma vez que alegam que a data não está presente na Bíblia. Consequentemente, não têm motivos para comemorar."
Mas, independente de religião, devemos reverenciar os nossos entes mortos, aqueles que nos deixaram seus exemplos, suas experiências, suas lembranças queridas.
Ano passado, nesse dia, estava eu em Crato, vivia em frente ao Cemitério Municipal. Hoje, estou cá na capital, mesmo assim, farei festa aos meus queridos mortos! E principalmente, lembranças boas, pois é assim que penso ao venerar meus queridos que já se foram.
Mas, voltando ao México, a cultura é muito interessante: segundo a jornalista Adília Belloti:
"Os mexicanos brincam com a morte e transformam todos os símbolos tradicionalmente associados com ela em motivo de riso e diversão. Começando com a comida. De todas as iguarias que são preparadas especialmente para a ocasião, a mais apreciada são pequenas caveiras sorridentes feitas de açúcar ou de chocolate, decoradas com lantejoulas e marcadas com o nome dos parentes falecidos de cada família. Aliás, as caveiras estão por toda a parte, exibindo seus enormes sorrisos e sombreros enfeitados com flores e plumas." Penso então: Eles estão certos, devemos homenagear com festas, alegrias, pois sabemos que independente de religião, todos nós sabemos que existe algum lugar em que os nossos mortos estão, e cabe a nós, lembrá-los e homenageá-los, chorar não, agora não precisamos mais disso.
Desejo a todos um bom dia dos Finados ou dos Mortos, e, lembre! A lembrança de um ente querido que se foi, para mim, é a melhor homenagem que podemos fazer a ele. Guardar em nossa mente e em nossos corações, momentos que será eternos, até que a morte nos faça encontrá-los ou não.

Novembro chegando e um agradecimento

Início do mês onze do ano de 2011. Tenho muito orgulho em escrever em um blog, sinceramente. Tenho muito orgulho de expor o que aprendo, e consequentemente repassar este aprendizado aos meus seguidores. Nesse sentido, os comentários são bem vindos, desde que sejam com identificação. No post em que fiz uma homenagem ao Marcão das Ostras, em que passei momentos agradáveis com meus filhos adorados e genros queridos, além de amigos, postaram um comentário citando alguns trechos do Livro Sagrado, a Bíblia. O trecho é o seguinte:

"Um salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, pois ela sempre fala ao nosso ser.

SALMO 1
1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Abraços
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. "

Obrigada pelo comentário, mas, acredito que a bem aventurança, ela existe em qualquer religião, sou bem aventurada porque sou uma pessoa de bons princípios e não ímpia. Sou amada por Jesus Cristo, porque a mim foi dado a magnifica benção da Maternidade como a Nossa Senhora Mãe Divina.
Portanto, ao leitor que me fez comentário sem se identificar, aqui está minha resposta, que o dia de hoje, de amanhã e de outros que virão, sejam repletos de paz, harmonia, e bem aventurança. Ler o Livro Sagrado, é muito fácil, saber interpretá-lo é respeitar o livro arbítrio, legado a nós mortais nesse plano.