terça-feira, 19 de março de 2013

Discriminar para que?

Foto de expresso.sapo.pt



Depois de uma cerimônia tão linda, onde Papa Francisco celebrou a missa inaugural de seu papado,no dia de São José e do Pai (na Europa),fiquei a pensar sobre a quantidade de pessoas, que alí foram para assistir e comecei a refletir que em meio à multidão, existiam pessoas de todas as raças,originárias dos mais diversos locais desse mundo de meu Deus. 
O turismo é generalista, meus alunos, meus colegas turismólogos professores ou não sabem disso. O evento, um fato histórico, deve ter movimentado, com certeza, a cadeia produtiva do turismo internacional e local. Turistas vão diariamente ao Vaticano, em grupos ou não, mas, é certo que aquele local é visto por milhares de pessoas que admiram a dinâmica do lugar. Mas, naquele momento, não havia discriminação, apenas fé, pensei.
Infelizmente, ainda não fui por lá, mas, quem sabe, está mais próximo do que eu esperava? Tenho certeza que voltarei à Europa em breve, e, desta feita, será um passeio por lugares que não vi, assim espero, com as bençãos de São José! E, sei também, que em cada canto que passamos, nos esbarramos com pessoas de diversas etnias.
Este post de hoje, tem a intenção, de lembrar aos caros seguidores, de que dia 21, depois de amanhã, comemora-se o dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. 
Essa data, surgiu em 1976, quando a ONU escolhe o dia 21 de março para lembrar os 60 negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 21 de março de 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do preconceito racial quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade. 
Os anos se passaram, mas, por ironia do destino, a intransigência continuou... e, foi exatamente nesse dia que o índio Pataxó, Galdino de Jesus dos Santos, faleceu, vítima de queimaduras após ter seu corpo queimado, quando dormia em um ponto de ônibus em Brasília.  Triste isso, triste mesmo...
O  O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública".
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. 

Eu quero homenagear a todos as pessoas, que sofrem ou já sofreram discriminação racial, e,quero que meus queridos netos, Ivo Luíz, Yan Luíz e Júlio César, que trazem na cor muita melanina, saibam que eu tenho muita honra de tê-los como membros de meu Ducado, que sua  cor é o resultado da mistura honrada de gente da África, de Portugal, da Espanha, e do Brasil, são parte de mim, portanto, neles eu vejo o futuro, neles eu vejo uma parte da nossa história! Vençam o preconceito em paz, sejam estudiosos, sejam honrados, e, contribuam para a Eliminação da Discriminação Racial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário