segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Quixadá, em roteiro de aula em campo

Uma das coisas que mais gosto neste meu ducado, é dar aulas.
E quando se trata de dar aulas em campo, daí é que gosto mais. Mas, é preciso que seja bem planejada, sendo assim, os resultados são excelentes.
O post de hoje, é traz uma série de considerações feitas pelos alunos do 2º T, em seus relatórios sobre a aula em campo. Espero que as informações expostas, possam contribuir para uma escolha de destino turístico para algum de vocês.
Alunos em oração antes da saída para Quixadá(Foto de CA)

Quixadá, é uma bela cidade com muitos atrativos turísticos. Localiza-se no sertão central do Ceará, dista de Fortaleza, cerca de 158 km.
Lá está situado o açude do Cedro, que segundo a aluna Ana Paula, do 2º Turismo, foi construído por ordem de D.Pedro II, para suprir o flagelo da secas que o Ceará foi acometido entre 1877 e 1879.suas obras cotaram em grande parte com o emprego de mão-de-obra de flagelados da seca. Devido à sua importância histórica e sua beleza natural foi tombado pelo IPHAN em 1977.
Foi construído pelo rio Sitiá. Sua capacidade é de 12 milhões de m³, o que posiciona este açude como o 7º maior reservatório do Estado. A grade de ferro que compõe a varanda sobre a barragem principal foi totalmente importada da Inglaterra e cerâmica desta foi importada de Portugal.
O açude do Cedro, só secou totalmente nas secas de 1930,1932,1950 e 1999. Atualmente de água está em torno de 6m de profundidade, o que já leva a um estado de alerta, pois na última estação chuvosa, a quantidade de água acumulada foi muito pouca.
Entrada para o Açude do Cedro (Foto de CA)
O açude do Cedro, consta de locais para banho,pescaria para a prática de esportes náuticos, além de ser a fonte de água para uma extensa rede de canais para a irrigação, a primeira construída no Ceará. O município de Quixadá usa como fonte hídrica uma parte de suas águas.
Em torno do Açude de Cedro, é possível admirar os  monólitos, que são formações rochosas que trazem formas interessantes, que compõem o cenário de Quixadá.
Alguns alunos e eu, ao fundo Pedra da Galinha Choca(Foto de CA)
A aula em campo, que fizemos de acordo com os alunos do 2º Turismo, da EEEP Paulo Petrola; foi muito proveitosa, como afirma Vitória Trévia, pois notou-se o valor histórico,cultural e natural que o estado do Ceará possui. Um dos monólitos mais expressivo de Quixadá situa-se próximo AP Açude de Cedro, e, possui um formato de uma galinha, daí o nome de Pedra da  Galinha Choca. Sendo assim, o Açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca, são os principais atrativos da paisagem de Quixadá.





Açude do Cedro (Foto de CA)
Além disso, a visita ao Santuário Mãe Rainha, foi uma das melhores experiências da viagem, pois foi possível conhecer uma obra construída com uma concepção da divina Fé. O criador dessa obra, foi o etão Bispo da cidade, Dom Adélio Tomasim, que dotou o templo com imagens da Virgem Maria com a qual é venerada em vinte e sete países da America Latina. O Santuário tornou-se ponto de romaria de fiéis cearenses e de outros estados. Os meses de maior visitação, além do mês de fevereiro dedicado às festividades da Virgem Maria, são maio, julho e dezembro.
Turma do 2ºTur à frente do Santuário(Foto de CA)
É uma oportunidade que o visitante tem para meditar e ter um momentos de reflexão e Fé.
Outro local de visita foi o Museu Histórico Jacinto de Sousa, que foi criado como nome de Museu Histórico de Quixadá, situa-se na área próxima à antiga Estação Ferroviária de Quixadá.Seu nome foi alterado para homenagear o artista quixadaense com a lei municipal nº1999 de 11 de agosto de 2000.
O museu ocupa uma casa construída em 1922, pelo Raimundo Franklin, um dos autores do monumento localizado na Praça da Estação, que fica em frente ao museu. Seu acervo é compostos por utensílios  fotografias, maquetes, móveis, documentos, arte sacra, roupas, arquivos de áudio e vídeos, além de fósseis. Há uma sala que guarda os móveis do quarto em que ficou o Presidente  Humberto de Alencar Castelo Branco, em sua última noite antes do nefasto acidente aéreo. 
Alunos assinando o livro de visitantes no Museu(Foto de CA)
Quixadá, é sem dúvida, um dos mais interessantes atrativos turísticos do Estado. Pois prova que o Ceará, também é sertão com suas atrações significativas que com certeza atrairão o interesse do viajante.
Algumas observações de meus alunos sobre o local visitado
“ “A cidade em si é maravilhosa, com uma beleza natural e um patrimônio cultural exuberante” (Pâmela)
“O Santuário da Mãe Rainha do Sertão, me emocionou muito, com cada imagem, cada pintura... a maneira da igreja bem diferente, o teto” (Maria Eduarda)
Museu(Foto de CA)
“Um ambiente tranqüilo. Acolhedor que oferece um espaço bem amplo para a observação da Galinha Choca e do açude em geral”( Rozanne)“A recepção  dos alunos da EEEP Maria Cavalcante Costa(o Liceu de Quixadá) foi maravilhosa! (Talita)
“Quixadá é uma cidade muito interessante que apesar de quente, tudo leva a ser recompensado; vale a pena ver esse lugar!”(Daniele)
“Conhecer a terra dos monólitos foi uma experiência a mais para a nossa vida profissional e pessoal também!”( Nágila)
“Quixadá possui 5 faculdades e 145 escolas de ensino fundamental e medi, sendo 16 particulares, a taxa de escolaridade é de 100%, para o fundamental e de 42,86 % para o ensino médio”(Neto).
“ Quando se fala em Quixadá, vem a cabeça: Pedra da Galinha Choca, Açude do Cedro e a erra dos ET’s!”(Caroline Mesquita)
Alunos escalam um monólito(Foto de CA) 
“É possível subir à Galinha Choca, por uma trilha de grau médio de dificuldade. Estando lá, é possível admirar a cidade, o Açude do Cedro, um grande número de outros monólitos além da paisagem sertaneja”.(Brito)
“A aula em Quixadá ficará na minha memória  pois tive ótimos professores me conduzindo, tiva a companhia de meus melhores amigos, e pude apreciar os lugares visitados”(Kelciane)
   “Apesar de não ter visto a prática do parapente na aula de campo, observei que se pode praticá-o bem, pois além dos monólitos com maiores alturas também possui varias serras altas para esta prática!”(Victor)
Vista do alto do Santuário(Foto de CA)

“ A cidade tem  muitas condições para ser um local bastante visitado por turistas, popis tem ótimos equipamentos hoteleiros, e atrativos naturais!”(Bruno)
“ O Chalé da Pedra, se localiza no meio da cidade, com isso os próprios  moradores que não tinham acesso ao chalé original, podem ver como ele era sem precisar ir ao outro, pois o da cidade é uma réplica perfeita do antigo Chalé!”(Lucas)
“Visitar Quixadá, foi por em prática o que aprendi, pesquisei e estudei, ale de ter sido uma oportunidade de melhorar minha qualidade profissional!”(Letícia)
“ A Serra do Estevão é considerada um oásis em meio ao Sertão Central!”( Tamires)
“ No Santuário Mãe Rainha do Sertão, tem uma infra-estrutura ótima, começando pelas áreas que tem tudo que você necessita, desde lembrancinha até restaurantes e local para hospedagem.”(Micaelly)
Um descanso, aproveitando uma sombrinha num calor de 39 graus(Foto de CA)









Nenhum comentário:

Postar um comentário