sexta-feira, 30 de março de 2012

Índia e Brasil selam cooperação turística



Os ministros do Turismo do Brasil, Gastão Vieira, e da Índia, Subodh Kant Sahai, encontraram-se ontem (29), na Índia. O objetivo foi definir uma estratégia para aumentar o fluxo turístico entre os dois países e criar ações de cooperação técnica que permitam o intercâmbio de informações. O foco são os segmentos de sol e praia, rural e ecoturismo.
"Queremos criar um ambiente favorável para o fortalecimento do setor nos dois países. O turismo é um terreno com um potencial enorme de geração de emprego e renda. Vamos explorar todas as possibilidades", afirmou Gastão Vieira. Já Sudobh pediu o apoio do Brasil para desenvolver o ecoturismo e estruturar destinos de sol e praia no país: "O Brasil tem muito a nos ensinar nessas duas áreas. Queremos aprender com a experiência de vocês".
Em contrapartida, os indianos se comprometeram a colaborar com a estruturação do turismo rural brasileiro. Gastão e Sahai firmaram compromisso para organizar seminários sobre os temas, com a participação de técnicos dos dois países. Em 2010, 18 mil indianos desembarcaram no Brasil e 8 mil brasileiros visitaram a Índia.

Fonte: Mtur

quarta-feira, 28 de março de 2012

Olha o TREM!



A Linha Sul, que está sendo concluída pelo Metrofor, irá ligar Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo finalizadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central –   Chico da Silva (antiga João Felipe).

Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
 A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Lembrando que trem é bom demais


Os trens agora são VLT
Trem do KAriri-Foto CA
Sim, estou falando de Fortaleza, porque já há o VLT no KAriri, e era um dos meus transportes quando lá morei. Mas, agora é em Fortaleza, que eles estão sendo utilizados. Para melhor compreender como está o processo do Metrofor, leia as informações abaixo e aproveite, marque com os amigos qualquer dia e vá de  trem!

Doze das 46 viagens diárias do metrô de Fortaleza na linha Oeste estão sendo feitas em Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Os novos carros são mais espaçosos, econômicos e rápidos do que os tradicionais trens
Os passageiros da linha Oeste do metrô de Fortaleza estão sendo transportados por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). A experiência está sendo feita desde o início do mês com dois veículos, que fazem 12 das 46 viagens diárias até Caucaia. Esses carros são do mesmo modelo que serão utilizados na linha Parangaba-Mucuripe e em Sobral. Os VLTs já estão em funcionamento há dois anos no Cariri, ligando Juazeiro do Norte ao Crato.
   Por serem do tipo VLT, os carros oferecem mais conforto aos usuários. “O VLT também é um veículo a diesel. A diferença é na modernidade do VLT, com mais conforto, mais suavidade, mais rapidez, mais silencioso e menos poluente”, afirma Antônio Chalita, gerente de controle e tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O VLT também pode operar com biodiesel, diminuindo o impacto ambiental.
   Uma composição de quatro carros do VLTs transporta 766 passageiros. O número é inferior ao transportado pelos carros de passageiros tradicionais, tipo “pidner”, que 800 pessoas. Essa diferença é para oferecer mais conforto aos passageiros. Uma das vantagens do VLT é o livre acesso dos passageiros entre os carros durante as viagens, o que não é permitido nos modelos tradicionais puxados por locomotiva. Neste caso, cada carro é isolado dos demais.
   Apesar de possuir taxa de aceleração mais alta do que os modelos de locomotiva, o Metrofor está limitando a velocidade a 60 km/h, por questão de segurança. A operação de testes foi iniciada com uma composição e alcançou grande receptividade dos usuários. “Quando colocamos um equipamento em operação, devemos iniciar gradativamente para que o equipamento possa ser testado em operação real e para que os maquinistas também se adaptem ao novo equipamento”, afirma Chalita. Todos os operadores precisam passar por capacitação antes do início da operação em VLT.

Veja os horários das viagens com VLT na linha Oeste
Partidas de João Felipe para Caucaia: 10h05, 10h50, 11h35, 12h20. 13H05 e 13h50.
Partidas de Caucaia para João Felipe: 10h50, 11h35, 12h20, 13h05, 13h50 e 14h35.

Linha Oeste
   A linha Oeste do metrô de Fortaleza liga o centro da Capital ao centro de Caucaia. A linha de 19,5 quilômetros de extensão possui nove estações em funcionamento. Em 2010, tanto as estações quantos os trens foram reformados: quatro locomotivas foram modernizadas e 31 carros de passageiros receberam nova fuselagem e sistema de climatização.

   A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) investiu cerca de R$ 125 milhões nessa melhoria. Com isso, mais passageiros estão utilizando a linha. Em 2011, os trens da linha Oeste transportaram mais de 3,46 milhões de passageiros.

   Hoje, os passageiros podem embarcar ou desembarcar em nove estações ao longo do trecho: João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia.
Em breve postarei fotos do VLt de Fortaleza, pois estamos planejando a visita com a turma do 2ºano de Turismo do Paulo Petrola.
Fontes: Blog do Macario, Metrofor

Você dormiu bem?



Bom dia, caro leitor!
Hoje dia 16 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono. Dormir bem é algo tão importante que a Organização Mundial de Saúde criou o Dia Mundial do Sono. A equipe do Laboratório do Sono da Disciplina de Pneumologia do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) realizará nessa data um ato de conscientização, com distribuição de folhetos educativos e orientação dos médicos à população paulista, e, sinceramente,  dormir é bom demais! Mas, quem como eu dorme pouco, tem mais é que ficar atento, procurar saber mais sobre o ato de dormir. Veja  só: Seja por causa do trabalho, do estudo ou da balada, ou por motivo de doenças e  distúrbios, como a apneia do sono, o fato é que milhões de pessoas não dormem o quanto deveriam e, pior ainda, nem têm a qualidade de sono que necessitam para recarregar as baterias da saúde. O Laboratório do Sono é uma das referências mundiais em estudos sobre o impacto dos distúrbios do sono sobre o sistema cardiovascular e, sim, eles concluem que a má qualidade das horas dormidas é um fator de risco importante para doenças do coração, cérebro e sistema vascular como um todo.
Estudo feito pelo Laboratório do Sono em colaboração com o Grupo de Hipertensão do Incor constatou que apenas cinco noites de privação de sono (com uma média de 4 horas e meia por noite) já são suficientes para, além de afetar o humor e disposição em geral, aumentar a atividade simpática, prejudicar o funcionamento dos vasos sanguíneos e, de modo geral, alterar a saúde cardíaca. Segundo o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, pneumologista e diretor do Laboratório, os jovens são as principais vítimas da privação de sono, uma vez que a divisão entre trabalho, estudo e lazer não deixa muito espaço para o descanso.
Atualmente, a medicina já identificou 80 distúrbios do sono, entre os quais se destacam aqueles relacionados à quantidade e à qualidade do repouso. Dois desses distúrbios merecem especial atenção: a apneia obstrutiva do sono e a privação do sono, males que acometem a sociedade moderna de modo bastante notável.
Portanto, viva o sono! Se você tiver algum problema com seu sono, procure o Centro de Estudos do Sono, sob a responsabilidade do Dr Oziel de Souza Lima Filho, aqui em Fortaleza. O Centro de Estudos realiza exames para tratamento de distúrbios do sono. Fica na Carolina Sucupira 1151, por trás do Hospital Batista. Tel: 85-32611887.
A propósito, meu neto Ivo Luiz, curte dormir. Ele nasceu hoje, aproveito para desejar toda felicidade do mundo para ele, e, bons sonhos, saúde, fortuna e sorte!Longa vida, com boas noites de sono!
Fonte: ICOR

quinta-feira, 15 de março de 2012

E falando em Patrimônio

Como este é um blog que também fala de cultura, devido ao post de ontem sobre Brasilia e o monitoramento que está ocorrendo por lá da Unesco, posto aqui para o leitor a lista dos Bens inscritos do Brasil:
Ano             BENS
1980  Cidade Histórica de Ouro Preto (C i, iii)
1982  Cidade Histórica de Olinda (C ii, iv)
1985  Centro Histórico de Salvador, Bahia (C iv, vi)
1985  Santuário de Bom Jesus em Congonhas (C i, iv)
1986  Parque Nacional do Iguaçu (N iii, iv)
1987  Brasília (Ci, iv)
1991  Parque Nacional da Serra da Capivara (C iii)
1997  Centro Histórico de São Luís, Maranhão (C iii, iv, v)
1999  Centro Histórico da Cidade de Diamantina 
1999  Costa do Descobrimento - Reserva da Mata Atlântica
1999  Mata Atlântica - Reservas do Sudeste 
2000  Área de Conservação do Pantanal
2000  Parque Nacional do Jaú  
2001  Centro Histórico da Cidade de Goiás 
2001  Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas
2001  Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
2010  Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, SE 
Ao fazermos uma leitura, verificamos que não há nenhum bem no Ceará, que consta nessa lista. Cabe aqui um observação importante e também uma pergunta: Será que não está na hora das pessoas que aqui nasceram, que aqui vivem, estudam, trabalham, procriam, ganham dinheiro, gastam dinheiro, se preocuparem mais com o nosso patrimônio que ainda temos? 
Ainda há esperança de se conservar alguns poucos exemplos da cultura sertaneja, acredito eu. E espero que o Geopark possa ser aceito como nosso primeiro Bem na lista da Unesco. Vamos acreditar!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Nova seguidora

Obrigada Jac, seja bem-vinda!

Dia Nacional da Poesia


 Hoje em clima de poesia, reverencio a todos os poetas, no Dia Nacional da Poesia!
Foto: Grandes Mensagens
"Poetas, que fazem versos e rimas… parabéns!
Os que exprimem caráter idealista e sonhador
E também caráter realista, por que não dizer?
Têm sempre lindas e belas poesias a oferecer.
Aos que precisam da palavra, carinho ou uma flor
Sempre espalhando com as letras o fruto do amor.

Poesia, sim, a arte peculiar de fazer versos
O que demonstra aflorada sua sensibilidade
Em gêneros poéticos diversos, não importa
Sempre com comoção, libera-os da sua alma
Independente do momento que ela expressa
A sua poesia entoando, vai sempre em frente.

Poemas, são o teor de suas mensagens
O encanto que suas palavras expressam
Estado da alma, traduzem os enredos
Mas, não esqueçam poetas, os sonetos
Afinal, não só hoje, mas durante o ano
Sua chama e sensibilidade não se exaure.

Soneto, quatorze versos assim composto
Onde há duas quadras mais dois tercetos
Nas composições poéticas eles aparecem
Envolvendo o leitor, como que um suposto
Traduzindo para si, estes se enternecem
Oh! Poeta feliz teu dia NACIONAL da Poesia."

A Capital Federal pode perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade

Praça dos Três Poderes

Brasília, nossa Capital Federal, poderá perder seu honroso título de ser o único bem contemporâneo na lista do Patrimônio Mundial . É que a partir de hoje até sábado, uma missão de  monitoramento do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) realizam, trabalho de avaliação sobre o estado de conservação da cidade. O objetivo é verificar se há condições de a capital ser mantida na lista de Patrimônio Mundial.
Ermida de Dom Bosco-Lago Sul -DF
A missão da Unesco e do Icomos vai avaliar ainda se estão mantidas as características fundamentais das superquadras, que definem por exemplo a predominância de áreas livres arborizadas e equipamentos de uso comunitário, como os parquinhos para as crianças. Também vai observar se nos arredores do Lago Paranoá há áreas para recreação, lazer, cultura, esporte e turismo.

Serão observados ainda se o plano original de Brasília, definido por Lúcio Costa para setores destinados apenas às casas e prédios com menos de seis andares, é respeitado. Também será analisada a área que é comercial – se os espaços verdes obrigatórios são preservados.
Pracinha que a Maria Clara vai brincar-DF


De acordo com o GDF, Brasília detém a maior área tombada do mundo (112,25 quilômetros quadrados), sendo o único bem contemporâneo que faz parte da lista de Patrimônio Mundial. No esforço de manter o título, concedido há 25 anos, o governo local criou um comitê executivo para cuidar exclusivamente do tema.
 
Fico na expectativa que tudo venha a ser bem resolvido, e, não somente como se comenta que também é um processo político, mas, me vem à mente que é nessa cidade que Maria Clara vai morar, minha netinha que chegará em junho. Sempre gostei de Brasília, meus bons momentos que ali passo, me fazem muitas vezes discutir com amigos sobre a qualidade de vida dessa cidade querida. Fico cá a torcer para que tudo venha a ser resolvido de forma coerente, que os técnicos, o argentino Luís Maria Calvo e o espanhol Carlos Sambrício, observem, analisem, sejam honestos e relatem sinceramente o que vão encontrar a partir de hoje até sábado ao examinarem tudo que terá que ser examinado.
De acordo com o jornal Correio Brasiliense de hoje, a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, explicou que o trabalho dos consultores vai se resumir à elaboração de um relatório, que será analisado em junho, durante a reunião anual do Centro do Patrimônio Mundial: "A eles, não cabe nenhuma decisão e eles não darão nenhuma espécie de veredicto. Eles vão oferecer uma enorme contribuição relatando o que vão encontrar durante essa visita".
Vamos esperar, e, claro, torcer para que venham mais 25 anos de Brasília na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade, até lá , Maria Clara, vai aprender a amar, e, ajudar a preservar essa beleza de cidade!
Fonte: Jornal Correio Brasiliense

Turismo Sertanejo e a base comunitária



Com satisfação divulgo aqui, o próximo encontro sobre o Turismo Sertanejo. 
No período de 6 a 9 de junho de 2012 a cidade de João Pessoa será contemplada com a realização do VI Simpósio de Turismo Sertanejo (STS) e o I Congresso Nacional de Turismo Comunitário (CNTC). Os eventos, ambos de âmbito nacional, são promovidos pela Universidade Federal da Paraíba e GS Consultoria, com o principal objetivo de incentivar e fortalecer o turismo social de base comunitária. Entre congressistas inscritos, coordenadores de grupos de trabalhos, palestrantes e conferencistas são esperados 600 participantes.
Sertão cearense- Foto de CA
Com o tema geral “Natureza, Cultura e Turismo em Comunidades” é propósito do VI STS e I CNTC, propiciar um amplo debate sobre o turismo no Brasil, enfatizando o turismo sustentável nas comunidades tradicionais. A promoção do turismo comunitário incentiva a inclusão das comunidades nos roteiros turísticos regionais, cujos atrativos são pautados nas paisagens naturais e na cultura local. Além de resgatar a autoestima, a comunidade é beneficiada com o aumento na produção de produtos locais e a prestação de serviços ao turista.
As atividades desenvolvidas e os trabalhos apresentados no VI Simpósio de Turismo Sertanejo e I Congresso Nacional de Turismo Comunitário registram uma grande diversidade de roteiros e destinos turísticos comunitários no Brasil, disponíveis para os turistas brasileiros e estrangeiros. Os conferencistas e palestrantes das mesas redondas compõem o elenco dos grandes pesquisadores nacionais e da Região Nordeste e novos talentos no campo científico, acadêmico e profissional, como também representantes das comunidades, onde os roteiros e destinos turísticos estão consolidados. 
O coordenador deste encontro, é o Prof Dr Giovanni Seabra ,da UFPB, que é autor de vários livros, entre os quais: “Geografia: fundamentos e perspectivas”; “Pesquisa Científica: o método em questão; “Ecos do Turismo: o turismo ecológico em áreas protegidas”; “Educação Ambiental”;"Turismo Sertanejo".
 
Maiores informações sobre estes eventos, poderão ser obtidas através do link abaixo :



terça-feira, 13 de março de 2012

Agora só falta a regulamentação

Certa de que as coisas vão melhorar para os turismólogos, após o reconhecimento de nossa profissão, publico hoje com satisfação que: o Turismólogo foi inserido na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, recebendo o código 1225-20.
Vamos acreditar que um dia será regulamentada nossa profissão!

domingo, 11 de março de 2012

O comentário

"Excelente, Celinha! Como sempre, nós, velhas amigas de alma e toda a vida, pudemos festejar
juntas por primeira vez, nosso dia! :)
Que Deus nos conserve assim por todo o sempre...AMEM!!!
Beijos da Lala"
Assim foi o e mail que recebi da Iara, sobre meu último post.
Tenho mais é que agradecer também à querida amiga, por sua amizade! Vivendo tão longe da gente, lá para as bandas da Argentina, foi muito bom comemoramos o nosso dia por aqui no Ceará.
Valeu Iara! 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Para comemorar? Café

Café ao Limão
Amizade é muito importante na vida das pessoas. Amizade boa, amizade sincera. Assim somos eu e Iara, minha querida amiga. Então, nada como um café para conversarmos e lembrarmos de nossos outros encontros, falarmos dos nossos filhos, netos e de minha neta Maria Clara que vai chegar... assim foi hoje, no Café Pelé Arena & Futebol, um ambiente acolhedor, muito bem decorado, nas cores preta e branco, que foi inaugurado em outubro passado. Fomos muito bem recebidas, e homenageadas com um frappée delicioso que Juliana, a Gerente de Marketing nos ofereceu.
Café Mel e Canela
 Já passava das 12h  e estávamos a buscar um lugar nas imediações da Praça Portugal, que tivesse uma área ao ar livre, e, lembrei do Café Pelé Arena & Futebol. Não  era para almoçar, mas, para um lanche. Qual não foi a minha surpresa quando vi que o espaço também oferece um almoço executivo, mas optamos pelo "escondidinho de carne de sol", delicioso! 
Duas águas, duas long neck, e dois deliciosos cafés! Valeu mesmo! Sem contar o papo que tivemos com a Juliana, além dos garçons que nos atenderam muito bem. 
Para quem não conhece, o  Pelé Arena Café & Futebol é uma franquia, inspirada no Rei do Futebol. É um café temático, com cardápio de bebidas que está dividido em grupos. Há o 1958, na sessão, Os Campeões, um chocolate quente com creme de avelã e um espresso* italiano temperado com canela. 
Na sessão Lembranças do Craque, você pode escolher o prato delicioso que consumi hoje com minha amiga Iara, dá para duas pessoas, numa boa! Até porque, depois você poderá pedir um café delicioso e preparado "no capricho". Acredito que o Romoaldo de Souza e o Ricardo Icassati Hermano do blog Café&Conversa com certeza gostarão de lá quando vierem por Fortaleza. Mas, quem vai gostar deste lugar é o Barão de Gourmandise,  
Se você quer um lugar para encontrar com os amigos, comemorar seu aniversário, discutir ou assistir uma partida de futebol, lá é um local ideal! Convite feito!
Detalhe importante: Na casa você poderá adquirir souvenir, como camiseta, bola ou caneca. 
O Pelé Arena Café & Futebol, funciona de terça a sexta a partir de 11:30 até às 15:00 para o almoço executivo, e daí em diante para o café, chá, drinks e lanches.
* O termo EXPRESSO, é utilizado no Brasil pela rapidez de extrair o café espresso, pois as técnicas utilizadas são italianas. O termo ESPRESSO, vem tomando conta das cafeterias que significa, de acordo com o Prof Cidrack do curso de barista,  " será preparado especialmente sob sua ordem" ou seja:
ES: especialmente
PRE:preparado
S:      sob
S:      sua
O:     ordem
O endereço é à Rua Leonardo Mota, 774- Meireles
Contato: 85-30991101 
Site: http://www.pelearenacafe.com.br/


Às mulheres minha homenagem


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
 
Feliz Dia Internacional da Mulher
 

 

Formatação: Leonardo Creations
Belo Horizonte - MG


SIMPLESMENTE MULHER

Zenaide Giovinazzo

Mulher!
Teus olhos refletem a luz,
teu corpo recria formas e
com semblante divino, és mãe.
Entre fogo, terra, água e ar
és suave e doce música.
Nas noites sombrias e escuras,
acendes tochas de ouro,
nos dias, como raios de sol,
iluminas o cotidiano.
Mulher!
Suporte da vida, porto seguro,
és amor!