quinta-feira, 8 de maio de 2014

No Centro de Fortaleza

Altar mor (Foto de CA)
Todos nós sabemos, que o centro de uma cidade é onde se pode encontrar curiosidades muito interessantes. Fortaleza não nega isso. Fique uma ou duas horas, flanando pelo centro de Fortaleza, e, observe. Coisas incríveis você poderá encontrar. Faço isso, de quando em vez, pois, ainda me encanto um pouco com esse centro que vivenciei quando menina recém chegada do Rio de Janeiro. Centro que me deixa surpresa, com os ambulantes, as lojas, as igrejas e as construções que se escondem sob as pichações.Resolvi repetir a dose hoje, quando ao pegar uma carona para casa, tive um pit stop pelo centro. Adorei!
Foto de CA

Visitei a igreja de São Bernardo, na Rua Senador Pompeu, esquina com a Pedro Pereira. Um pouco da sua história: No ano de 1854, o Ten Bernardo José de Melo, construiu uma pequena igreja de taipa em honra à Nossa Senhora do Bom Parto. Durante o primeiro inverno após a construção,a igreja foi ao chão, devido à violência das águas.O Ten Bernardo, graças ao seu prestígio, consegue um empréstimo de oitocentos mil réis junto ao Governo, e, construiu a atual igreja. A igreja ganhou uma sacristia,e, assim se manteve até hoje.
Inicialmente, o povo chamava a "Igreja do Seu Bernardo", e com o tempo, passou a ser Igreja de São Bernardo, foi daí que o Seu Bernardo aproveitou e mandou vir da Espanha uma bela imagem de São Bernardo, embora a devoção à Nossa Senhora do Bom Parto continuasse.
O piso que antes era de madeira, em 1954, foi substituído por outro, com mosaico, que o então Mons André Camurça por ocasião do centenário da igreja mandou restaurar.
Mas, é interessante, que a sensação de bem estar ao entrar nessa igreja, nos remete ao séc XIX, pelo menos foi o que senti. Saio do Centro, no barulho do cair da tarde e entro, como em um túnel do tempo, nessa atmosfera da Fortaleza de 1854. 
Aproveitei e tirei algumas fotos. 
Imagem de N. Sra.do Bom Parto (Foto de
 Fortaleza Fatos e Fotos)

Mas, e Nossa Senhora do Bom Parto, como fica? No dia 2 de fevereiro é comemorado o seu dia! Reza a lenda que as noivas ricas faziam promessa para a Santa, e doavam seus vestidos para vestir a imagem, e as noivas pobres pediam emprestadas ou alugavam os ditos para se casarem.
Detalhe: que a Nossa Senhora do Bom Parto, é vestida de noiva. E, eu inadvertidamente não fotografei de perto, que falha!Mas, consegui a foto no blog "Fortaleza em Fotos e Fatos". Ela é linda!
Mas, as fotos da igreja estão bonitas,e, você poderá admirar essa bonita arquitetura do Séc XIX em meio ao centro de Fortaleza do Séc XXI.
Todos os dias, é rezada uma missa às 06:30h, antes do trabalho, quem quiser poderá dar uma passadinha e assistir! A Igreja fica aberta da 06h às 20h. Se tiver um tempo, dê uma passadinha. Vale a pena! 
Uma outra curiosidade, são os vendedores que circulam por lá , no entorno,  como esse de frutas.Chega por volta das 08h da manhã e vai embora em torno das 20h. Frutas lindas, a propósito!
Frutas do Centro(Fotos de CA)

Agora em torno de 17:30h chega o vendedor do churrasquinho. Por sinal, super organizado. Fica bem em frente, e, esse sai mais tarde, até o último churrasco sair.

Centro de Fortaleza(Foto de CA)

Postei-me à porta da Igreja e, observei: A garota que vinha correndo,e, de repente se depara com a porta da casa santa, dá uma parada, curva-se, faz o sinal que identifica o católico, o da Cruz. E, sai, como que abençoada. Tem aquele senhor, que entra, senta, reza um pouco e vai embora, seguindo seu destino.Com certeza, mais aliviado. Um grupo que passa, se dá conta que é uma Igreja, e com a porta aberta, dá um parada, faz uma oração e segue em frente. A senhora cheia de pacotes, chega devagar, entra, se curva, senta e reza. E, sai , me passando uma energia boa!
São diversos, os sujeitos que ali eu vi. Uns ficam admirados, outros contritos, alguns são compelidos a entrar, sentar, orar e respirar esse ambiente de Fé.
Rezei, e, com fé eu segui para minha casa, cheia de esperanças de dias melhores, lamentando as pichações, orgulhosa por viver um pouco a Fortaleza de antes, hoje, e crendo que é possível termos menos violência, menos rancor, mais amor no coração, mais compreensão, mais amizades sinceras, enfim, mais PAZ!