terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ao meu Tio Antônio Luiz Ferreira da Silva


Gostaria de ter feito jornalismo, ou letras talvez, mas, trabalhando em turismo, acabei me formando nessa área, fui pra pós e hoje mestranda em educação, resolvi criar um blog. E, foi por causa disso, que tomei a liberdade de reportar...dias  sim, outros não, a criação de textos, a adaptação, os objetivos, o narrar é uma paixão em minha vida. De pequena, lembro-me de minha irmã mais velha a dizer que “a Celinha fala demais”, e meu irmão também “cala a boca Celinha! Você fala demais!”. Pois é, de quem será que se herda o dom de se falar demais? Estará no DNA? Estará nos valores em família? Ou estará em uma percepção? Creio que é um conjunto. Por isso tudo me vi educadora e continuo gostando de falar, e, repasso muitas vezes para os teclados os meus arroubos, que justificam essa minha maneira de ser.
Quanto à confiabilidade, acredito eu, que essa minha maneira de ser acaba muitas vezes sendo interpretada como àquela que fala demais, mas, me considero uma pessoa confiável, ora bolas! Acredito que a maturidade me transformou em uma pessoa confiável frente à minha família, se bem que para mim, não me importa o que falam ou pensam sobre minha postura, meu modo de ser, apenas sou o que sou, verdadeira. Detesto hipocrisias, abomino traição, gosto muito de ser amiga, e respeito meus semelhantes, principalmente minha família. Como diz o Francisco Azevedo em seu belo livro Arroz de Palma,  “ família é um prato difícil de se preparar”, os “ingredientes”, são nossos maiores tesouros: “coragem, devoção e paciência”.
Foto do Calendário criado por Suetônio(filho do Antonio Luiz)
E, tais ingredientes, são os que realmente ultrapassam o tempo, o cenário, as distâncias, sem se perderem em nossas memórias e em nossos corações.  Aliado ao processo da feitura desse prato vem o nome... isso, o nome da família, e, assim ou a gente esquece ou substitui. Explico: você pode até tirar o seu sobrenome, misturar a outro, mas, o nome do seu pai ou da sua mãe, não dá pra trocar, ele sempre vai ser a referência inicial de sua vida, sua origem, seus laços afetivos, seu mistério da vida...Assim, reporto hoje minha homenagem a um representante da minha família paterna, Ferreira da Silva. Que igual à tantas outras possui uma origem portuguesa.

A origem do sobrenome é controversa, mas tudo indica que tenha surgido no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas - silva, em latim, é "selva". Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha).Consta em alguns documentos antigos, da região do sul do estado do Piauí, que os primeiros Silva, vieram da região de Soure. Mas, não tenho muitas informações sobre isso, mas no livro Corografia Portugueza, Tomo III, Capitulo III, escrito em 1716, há uma citação  sobre as famílias nobres, e, dentre elas a Silva: Tem quinhentos e cincoenta vizinhos com familias nobres do appellido, Costas, Gramachos, Brandoens, Britos, Ataides, Homens, Quadros, Sequeyras, Mendanhas, Silvas, Mellos, Almeydas, Borges...
Quanto à família Ferreira, sua origem também é da península ibérica, que segundo Manuel Soveral em seu site sobre história e genealogia, informa que “O nome Ferreira é um daqueles apelidos portugueses que, para além das razões habituais de disseminação extra-familiar, não conta seguramente com uma única origem comum. Há desde logo, uma série de indivíduos que, pelo menos desde o século XIV e, sobretudo no XV, se documentam como pertencendo claramente ao conto plebeu, e outros que, não sendo possível documentá-los como tal, o deviam ser pelo estatuto aparente. Entre este Ferreiras populares do século XV aparece mesmo um alfaiate judeu e um mercador”...Ora, além disso, os Ferreiras,  são do Medievo também, uma época que eu admiro demais,  portanto, eu tenho mais é que honrar esta família maravilhosa , por isso que  garimpo na rede, mais informações sobre essa querida família paterna. Já usei outro sobrenome, mas, não larguei o meu Ferreira. Sendo assim, a homenagem ao único filho vivo dos Ferreira da Silva, Augusta e Heliodoro, e único  irmão vivo  de meu pai Belino, é a proposta de meu post. Antônio Luiz Ferreira da Silva, completa 95 anos. Ele é mais que um tio para mim, é um segundo pai, ou melhor, um paizão! 



Vídeo criado pelo neto do meu tio: Bruno.

Um homem impoluto, que me aceitou em seu núcleo familiar como sendo parte efetiva, não passante apenas, me deu amor e também aos meus filhos, que me protegeu na perda de meu pai querido, que me deu sua atenção, sua amizade, seu carinho e sua gentileza inigualáveis, e meu companheiro de vinho. Com ele é bom demais dividir uma garrafa de um cabernet sauvignon . Dar risadas, discutir as últimas notícias lidas no Jornal O Povo do dia! Seu Antonino, o senhor é merecedor de todo o meu respeito, de minha admiração, de minha homenagem neste post. Parabéns, meu Dindinho querido! Te saúdo com muita alegria!  Que Deus te ilumine e te proteja por muitos anos mais junto a nós!

Fontes: Arroz de Palma,www. soveral.com.pt;Google.pt;www.usinadesoluções.com.br

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Maracatu Rei de Paus 2012


No Rio de Janeiro deu Império da Tijuca, e aqui deu Maracatu Reis de Pau! Viva!



Apesar de ser portelense eu me congratulo com a Império da Tijuca pela brilhante apresentação com o enredo sobre o Luiz Gonzaga. Foi merecedora. E a minha Portela esteve linda! Ficou em sexto lugar,mas, não deixou de ser a mais bela para mim!
"Ser Maracatu Rei de Paus é fazer parte de uma grande família, que busca alegria nas cores de uma paixão preta e branca e vive intensamente essa paixão", dizia a faixa da campeã dentre os grupos de maracatu. Com o primeiro lugar, o Rei de Paus já soma a oitava vitória consecutiva. No total, o tradicional grupo, criado em 1954, coleciona 43 títulos. Neste ano, como explica o presidente da agremiação, Francisco José Barbosa, o Rei de Paus apostou na influência da cultura africana no Ceará e na Bahia, fazendo uma síntese da chegada dos africanos.


"A batida marcante, forte e cadenciada do maracatu reafirma a presença do negro no Ceará. E o Maracatu Rei de Paus, com mais uma vitória, reafirma a união das mais de 300 pessoas que fazem parte do grupo", afirma Barbosa, adiantando que, nos próximos dias, os planos para o próximo desfile iniciam-se. 

Assim que cheguei ao Ceará, eu me apaixonei pelo Maracatu, e, claro o Rei de Paus foi amor à primeira vista. A batida é impressionante, gosto disso! Parabéns aos grande grupo, aos 300 que com a força de sempre, chega vitorioso à Avenida. 
Na categoria Escola de Samba, quem levou o título de primeiro lugar, com uma vantagem enorme em relação aos outros grupos, foi a Unidos do Acaracuzinho, do Município de Maracanaú, região metropolitana. A cada nota dez anunciada, ouvia-se um barulho contagiante.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Agora é oficial

Depois de um tempo sem postar, retorno com uma novidade boa! Em plena semana momina, eis que vem a notícia oficial. O Hotel Escola de Guaramiranga passa para a administração do IFECE. Faço votos que venha dar certo esta nova administração e acreditem, o equipamento sem dúvida tem tudo para agregar vantagens para o estudante de hotelaria e gastronomia, pois seus espaços pedagógicos estão bem estruturados, resta agora o IFCE fazer as devidas adaptações. Tive oportunidade de ser professora no Hotel Escola, e, para as atividades práticas da hospitalidade possui recursos e espaço para isso.
Veio em boa hora tal parceria. Congratulo-me com o IFCE e Governo do Estado. Os alunos do Maciço e do Campus Fortaleza e outros serão beneficiados. Leia abaixo maiores detalhes com informes da comunicação social do IFCE. 
Situado na região do Maciço de Baturité, o Hotel Escola do município de Guaramiranga passa a ser administrado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) a partir do próximo mês de março. O equipamento subsidiará as atividades práticas dos cursos da instituição ligados às áreas de turismo, hotelaria, gastronomia e eventos. Além disso, as instalações serão utilizadas para a capacitação profissional da comunidade local nas áreas citadas.
O reitor Claudio Ricardo Gomes de Lima, explica que os primeiros beneficiados com as atividades desenvolvidas no equipamento serão os estudantes do campus avançado de Baturité e a população do entorno do Maciço, por meio de cursos de formação continuada (FIC), focados no aprimoramento e na profissionalização da comunidade.
 “A ideia é transformar o hotel em um grande celeiro de formação para nossos alunos e para a região. Será um ganho para toda a população do Maciço de Baturité”, ressalta o reitor. Ainda de acordo com ele, a proposta é que as atividades do Hotel Escola sejam ampliadas com a criação de novos cursos a serem ministrados no espaço. O equipamento estava sob a responsabilidade do Senac e passa a ser administrado pelo IFCE por meio de cessão de uso gratuito concedida pelo governo do Estado.
Nesse primeiro momento, o IFCE tratará das reformas, do aperfeiçoamento e da instalação de equipamentos e mobiliários no espaço, com o intuito de adaptá-lo às necessidades apresentadas, como informa o pró-reitor de Administração, Virgílio Augusto Sales Araripe. Com a reestruturação do imóvel pronta, a ideia é que o hotel assuma as  atividades de hotelaria, o que deve ocorrer em curto prazo.
Fonte:Déborah Susane e Ícaro Joathan - reitoria

FELIZ CARNAVAL a todos!!!!!!!!


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Seja bem-vindo!

José Cícero, do blog de Aurora agora faz parte de nossos seguidores. Agradecemos sua brilhante presença e desejamos boas vindas! Por sinal, tem nos dado um apoio em nossas pesquisas do projeto Riacho do Tipi que em breve divulgaremos mais detalhes. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Leilão dos Aeroportos termina em alta!

O leilão dos aeroportos privatizados nesta segunda-feira  terminou com  ágio máximo de 673,39%, na oferta de R$4,501 bilhões feita pelo grupo Inframerica Aeroportos pela concessão do Aeorporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. O consórcio Invepar venceu a disputa pelo aeroporto de Guarulhos com uma proposta de R$ 16,2 bilhões, ágio de 377% sobre o preço mínimo. Já o  aeroporto de Viracopos ficou com o grupo Aeroportos Brasil, com valor de R$ 3,821 bilhões e ágio de 159,7%. No total o governo arrecadou R$ 24,535 bilhões e o ágio médio de 348% sobre os preços mínimos estabelecidos.


O aeroporto de Guarulhos foi arrematado pelo consórcio Invepar (composto pela Invepar Investimentos e Participações e Infraestrutura, com participação de 90%, e operadora Airport Company South Africa, com 10%), por R$ 16,213 bilhões, com ágio de 373,5% sobre o valor mínimo estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A concessão de Viracopos, em Campinas, ficou com o consórcio Aeroportos Brasil (45% pela Triunfo Participações e Investimentos, 45% da UTC Participações e 10% da Egis Airport Operation, da França), que ofereceu R$ 3,821 bilhões, um ágio de 159,75%.
Já o terminal de Brasília ficou com o consórcio Inframérica Aeroportos (50% da Infravix Participações e 50% da Corporation America, da Argentina), R$ 4,501 bilhões, com ágio de 673,89%. O consórcio é o mesmo responsável pela administração do aeroporto São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, leiloado em agosto de 2011.
Fonte: DN